Hidrovias
O rio Araguaia apresenta, a longo prazo, elevada potencialidade de transporte de carga, notadamente grãos agrícolas, em função da sua área de influência.
Localização
Na margem esquerda do rio Paraguai, na região do Pantanal, no município de Cáceres, estado do Mato Grosso. O sudoeste do Mato Grosso
Rodoviário
BR-070, ligando Cáceres a Cuiabá, e BR-174 em direção à divisa com o estado de Rondônia.
As hidrovias são muito úteis principalmente no transporte de cargas de tonelagem a grandes distâncias. O transporte hidroviário é bem mais barato se comparado com o transporte rodoviário e ferroviário, em termos de custo, capacidade de carga e também de menor impactoambiental. Uma grande limitação do uso de navios de grande porte é a infra-estrutura portuária que seja capaz de recebê-los, como os navios petroleiros. Infelizmente o número de portos existentes no mundo que possua esta capacidade ainda é pequeno.
Para Ballou (2006), o maior investimento que qualquer transportador hidroviário precisa fazer é em equipamento de transporte e até certo ponto, em instalações de terminais.
As hidrovias e os portos são de propriedade e operações públicas, muito pouco desses custos, especialmente no caso de operações nacionais é cobrado dos transportadores. Com os altos custos nos terminais e baixos custos de percurso, os preços da tonelada têm significativa redução quanto maior for à distância