Hidroterapia detaçhes d piscinas
Projeto estrutural e funcional de uma piscina
Matéria: Ensino da História da Fisioterapia (EHPF)
Professora: Gisele
Alunos: Janayna Ramos
Adilson J.S
Risoleta Cruz
Maria Cleia Teixeira
Introdução
Destacaremos alguns conceitos de hidroterapia, pois o principal instrumento de reabilitação desse meio da saúde é a piscina, falaremos das contraindicações, causas e benefícios, e valores de equipamentos.
Planejamentos das piscinas multiuso e tangue temperaturas ideais, texturizados, antiderrapantes, piso, consideração de segurança, equipamentos de exercícios de hidroterapia.
Observação: a clinica na forneceram os gastos mensais com água e eletricidade. Pois são dados privados da empresa.
Hidroterapia
Hidroterapia, também chamada de fisioterapia aquática ou aquaterapia é uma atividade terapêutica que consiste na reabilitação física de pacientes com diferentes tipos de distúrbios em um ambiente aquático.
A hidroterapia utiliza os recursos de piscinas, preparadas especialmente para esse objetivo, possuindo temperatura e profundidade adequada para este tipo de tratamento. Água utilizada é levemente aquecida causando mudanças fisiológicas nos pacientes, que auxiliam no controle de dores musculares. Todo tratamento é orientado por um fisioterapeuta, que utiliza objetos como pesos, bolas e arcos para estimular e acelerar a recuperação dos pacientes. A resistência provocada pela água, sua densidade, pressão e viscosidade proporcionam ao indivíduo uma recuperação prazerosa e sem dor.
Na água é mais fácil executar os exercícios físicos do que na fisioterapia comum, isso se deve ao fato do peso do paciente ser reduzido quando submerso em água.
Para que serve a Hidroterapia
A hidroterapia é indicada para indivíduos com lesões musculares, indivíduos com fraturas, com artrite, artrose ou reumatismos, problemas ortopédicos, neurológicos, psicológicos e respiratórios.