Hidrostática
Hidrostática é o ramo da Física que estuda a força exercida por e sobre líquidos em repouso. A palavra hidro origina-se do grego e significa água; estática também é uma palavra grega e significa corpos rígidos em equilíbrio. Portanto, define-se hidrostática como: Estudo de qualquer líquido em equilíbrio.
Arquimedes, um matemático e notável físico, foi quem primeiro originou os estudos sobre a hidrostática. Esses estudos foram baseados através da mecânica dos fluidos. É importante ressaltar que o fluido é qualquer coisa que pode fluir, escoar, e isso não acontece apenas com os líquidos, os gases também possuem esta característica de poder fluir.
A mecânica dos fluídos foi dividida em das partes, sendo elas:
- Fluido estática – estuda e analisa líquidos em repouso.
- Fluido dinâmica – estuda e analisa líquidos em movimento.
2. Fluidos
Fluido é uma substância que pode escoar facilmente, não tem forma própria e tem a capacidade de mudar de forma ao ser submetido à ação e pequenas forças.
A palavra fluido pode designar tanto líquidos quanto gases. Ao estudar hidrostática é de suma importância falar de densidade, pressão, Princípio de Pascal, empuxo e o Princípio Fundamental da Hidrostática.
Por fluido entendemos a matéria em condições de exibir movimento relativo entre as partes que a compõem. Gases e líquidos são exemplos de fluidos. Os fluidos têm a forma do recipiente que ocupam e, portanto, não mantêm a forma. Quando sob a ação de forças, ou melhor, pressão, os fluidos escoam com facilidade. O movimento dos fluidos é estudado a partir da sua velocidade em cada um dos seus pontos e da sua densidade. Em vez de considerarmos as forças que atuam sobre cada partícula do fluido, preferimos introduzir o conceito de pressão.
O coeficiente, número ou módulo de Reynolds (abreviado como Re) é um número adimensional usado em mecânica dos fluidos para o cálculo do regime de escoamento de determinado fluido sobre uma superfície. É utilizado, por exemplo,