Hidrostatica
A palavra hidro origina-se do grego e significa água; estática, uma palavra também grega significa corpos rígidos em equilíbrio. Portanto, define-se hidrostática como: Estudo de qualquer líquido em equilíbrio.
Arquimedes, um matemático e notável físico, foi quem primeiro originou os estudos sobre a hidrostática.
Esses estudos foram baseados através da mecânica dos fluídos.
É importante ressaltar que o fluído é qualquer coisa que pode fluir, escoar, e isso não acontece apenas com os líquidos, os gases também possuem esta característica de poder fluir.
A mecânica dos fluídos foi dividida em duas partes, isso apenas para fins didáticos. São elas:
Fluído estática – estuda e analisa líquidos em repouso.
Fluído dinâmica – estuda e analisa líquidos em movimento.
Diferença entre sólidos e líquidos
Nos sólidos, enquanto as partículas vibram em posições fixas, nos líquidos essas partículas são distribuídas em menores estruturas. Isso faz com que a coesão que existe entre elas possibilite uma intensidade capaz de manter praticamente constante o volume da massa.
Ao contrário do que se afirma o líquido possui forma definida. O que faz com que ele se molde é o recipiente onde é colocado e a ação da força gravitacional, que não é uma propriedade específica dos líquidos.
Tensão Superficial
É a concentração de partículas na superfície dos líquidos, uma espécie de película superficial capaz de fazer com que pequenos animais caminhem sobre águas de rios e lagoas e também que aves flutuem sobre eles.
A tensão superficial é, na verdade, responsável por manter na superfície o que normalmente afundaria, e isso é de fundamental importância ecológica.
Capilaridade
É a força gerada entre o líquido e a parede do recipiente que o hospeda, tudo isso em conjunto com as forças de coesão, responsável por manter constante o volume do líquido.
Densidade
Grandeza responsável pela medida de concentração da massa de uma substância e o volume