hidrologia
A Hidrologia é uma ciência que estuda a ocorrência, distribuição e movimentação da água no planeta Terra. A definição atual deve ser ampliada para incluir aspectos de qualidade da água, ecologia, poluição e descontaminação.
Engenharia hidrológica é a ciência aplicada, ela usa princípios hidrológicos na solução de problemas na engenharia provenientes da exploração dos recursos hídricos .
Hidrologia é uma ciência aplicada que estuda a água na natureza, abrangendo as suas propriedades e os processos que interferem na sua ocorrência e distribuição na atmosfera, na superfície terrestre e no subsolo. Dentro deste contexto, ela pode ser dividida em:
- Hidrometeorologia: estudo da água na atmosfera;
- Hidrologia de Superfície: estudo das águas superficiais, dividindo-se em: Limnologia: estudo d água em lagos e reservatórios; Potamologia: estudo água em arroios e rios; Glaciologia: estudo da água na forma de gelo e neve na natureza;
- Hidrogeologia: estudo das águas subterrâneas;
CIENCIA HIDROLOGICA
Dooge (1988) caracteriza que a Hidrologia Científica está dentro do contexto do desenvolvimento clássico do conhecimento científico, enquanto que a Hidrologia Aplicada estuda os diferentes fatores relevantes ao provimento de água para a saúde e para a produção de comida no mundo.
Através do desenvolvimento de programas de observação e quantificação sistemática dos diferentes fatores relevantes que ocorrem no ciclo hidrológico que a Hidrologia conseguiu se tornar estável. Com isso surgiu subáreas que tratam da análise dos processos físicos que ocorrem na bacia, são estes: • Hidrometeorologia
É a parte da ciência que trata da água na atmosfera;
• Geomorfologia
Trata da análise quantitativa das características do relevo e bacias hidrográficas e sua associação com o escoamento;
• Escoamento Superficial
Trata do escoamento sobre a superfície da bacia;
• Intercepção Vegetal
É a subárea do conhecimento que avalia a interceptação de