hidrologia aplicada
ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL – 7º PERÍODO
PROF.: KLEBER RODRIGUES
HIDROLOGIA APLICADA
- Caracterização dos Processos Morfodinâmicos e Impactos ambientais -
GRUPO: Luana Xavier, Ludmar Paiva, Dalila Rodrigues, Maria Gabriela Lima, Marcelo Augusto, Luciana Rodrigues.
CARATINGA-MG
MAIO/2013
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CARATINGA- UNEC
ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL – 7º PERÍODO
PROF.: KLEBER RODRIGUES
HIDROLOGIA APLICADA
- Caracterização dos Processos Morfodinâmicos e Impactos ambientais -
Trabalho desenvolvido durante a aula de Hidrologia Aplicada no curso de Engenharia Ambiental.
CARATINGA
MAIO/2013
INTRODUÇÃO
Os processos morfogenéticos são os responsáveis pela esculturação das formas de relevo representando a ação da dinâmica externa sobre as vertentes. Esses processos não agem separadamente, mas em conjunto, no qual a composição qualitativa e a intensidade dos fatores respectivos são diferentes. Esses conjuntos de fatores responsáveis pela elaboração têm desenvolvimento diferente e sua eficácia é igualmente variada conforme o meio no qual agem. Eis a razão pela qual é possível distinguir os vários sistemas morfogenéticos e as regiões morfogenéticas. Os processos morfogenéticos constituem fenômenos de escala métrica ou desmétrica, e o seu estudo traz informações de ordem teórica e prática.
DESENVOLVIMENTO
Considerando os processos isoladamente podemos distinguir as seguintes categorias mais importantes na morgênese do modelo terrestre:
METEORIZAÇÃO OU INTEMPERISMO: É a responsável pela produção de detritos a serem erodidos constituindo etapa na formação do regolito; representam pré requisito necessário para movimentação de fragmentos rochosos ao longo das vertentes; pode-se distinguir entre meteorização química e bioquímica, responsável pela fragmentação das rochas.
Fonte: meioambiente.culturamix.com/natureza/intemperismo-processo-fisico-e-quimico
No