Hidrodinâmica
Terminada a guerra da independência e promulgada a Constituição dos Estados Unidos, foram criado dois partidos políticos: o federalista, formado pelos grandes banqueiros e comerciantes, manufatureiros e armadores, fortemente elitista, defensor de tarifas protecionista, e o anti-federalista , também conhecido como republicano, que se apoiava nos pequenos proprietários rurais, que lutavam por democratizar mais a política norte-americana e eram ferrenhos defensores do federalismo.
Um fato marcante da história norte-americana no século passado foi a chamada " Segunda Guerra da Independência ", de 1812 a 1815. O conflito, contra a Inglaterra, teve início devido a uma série de desentendimento entre os dois países, desde o final da guerra de independência. Uma série de provocações inglesas, como os sequestros de marinheiros americanos para trabalharem em navios ingleses, produziu a declaração de guerra.. Apesar de alguns insucessos, os americanos conseguiram a vitória. A Paz de Gandu selou o armistício.
Inegavelmente, o que mais chama a atenção do estudioso da história norte-americana do século XIX é o processo de expansão territorial, que levou as fronteiras até o Pacífico.
Alguns desses territórios foram adquiridos: A Luisiana, a Flórida, Gastem Oregon. Mas uma boa parte foi conquistada militarmente ao México. Os pioneiros, avançando para o oeste, ultrapassaram o Mississipi, chegando até a região do Texas, que pertencia ao México. Com a concordância do governo mexicano, puderam se estabelecer, mas quando os mexicanos tentaram obrigar os americanos a respeitar as leis do país, estes se rebelaram, proclamando a independência do Texas, o que irá ocasionar a guerra das duas nações, que se mostrou totalmente desfavorável aos mexicanos. Vitoriosos, os norte-americanos dominaram, além do Texas, um vasto território, que inclui os atuais estados do Arizona, Novo México, Califórnia, Utah, Colorado.
A descoberta de ouro na Califórnia atraiu mais