Hidrocarbonetos
1 – INTRODUÇÃO
Os hidrocarbonetos são compostos orgânicos constituídos apenas por átomos de carbono e hidrogênio, estes estão presentes no nosso cotidiano, é importante estuda-los e classifica-los. Os hidrocarbonetos são a chave principal da química orgânica, visto que são eles que fornecem as coordenadas principais para formação de novas cadeias e posteriormente para nomenclatura de outros compostos. O estado físico dos hidrocarbonetos geralmente é gasoso ou líquido, em virtude de seu baixo ponto de fusão e ebulição, por ser apolares, e unidos por forças intermoleculares fracas, são pouco solúveis em água, ou seja, seu grau de dissociação é bastante pequeno até que seja atingido o equilíbrio. De acordo com as suas propriedades químicas, os hidrocarbonetos dividem-se em subgrupos. Esses grupos de hidrocarbonetos constituem as chamadas séries homólogas, em que cada termo (composto orgânico) difere do anterior em um átomo de carbono e dois de hidrogênio. A estrutura das moléculas dos hidrocarbonetos baseia-se na tetravalência do carbono, isto é, em sua capacidade de ligar-se, quimicamente, a quatro outros átomos, inclusive de carbono, simultaneamente. Assim, as sucessões de átomos de carbono podem formar cadeias lineares que lembram anéis e estruturas de três dimensões. Sendo assim, os hidrocarbonetos são muito importantes cotidianamente, pois constituem combustíveis e derivam polímeros com múltiplas utilizações sendo também,
De grande relevância para econômica porque constituem a maioria dos combustíveis minerais (carvão, petróleo, gás natural, etc.) e biocombustíveis como os plásticos, ceras, solventes e óleos.
2. HIDROCARBONETO
Compostos formados exclusivamente de carbono e hidrogênio, que também são chamados hidrocarburetos, carboidretos, carbetos, carburetos ou carbonetos de hidrogênio.
2.1 ORIGEM
As fontes