Hidrelétricas
Como funciona : a barreira, ou represa, onde fica armazenada a água que irá gerar a energia, o canal, por onde a água passa assim que a porta (ou comporta) de controle é aberta enviando água para o duto que a levará às turbinas; turbinas, geralmente do tipo “Francis” (com várias lâminas curvas em um disco que ao serem atingidas pela água, giram em torno de um eixo) e que fazem cerca de 90 rpm (rotações por minuto); geradores, eles possuem uma série de ímãs que produzem corrente elétrica, a corrente passa pelos transformadores que levam a energia aos fios de alta tensão que enviam a para as cidades.
Vantagens de uma hidrelétrica: o preço do seu combustível (a água) é zero
É uma fonte de energia renovável não emite poluentes
Brasil, cortado por imensos rios, torna-se uma fonte de energia vantajosa e altamente sustentável.
A represa serve de lazer para as famílias
Desvantagens :
Apesar de ser uma fonte renovável e não emitir poluentes, as hidrelétricas causam grande impacto ambiental e social. Para a instalação desse tipo de usina e construção de barragens, que refreiam o curso dos rios, é necessário o alagamento de grandes áreas. Essa prática acaba acarretando problemas à fauna e flora local, como: a destruição da vegetação natural, assoreamento do leito dos rios, desmoronamento de barreiras, extinção de certas espécies de peixes e torna o ambiente propício a transmissão de doenças como malária e esquistossomose.
Expulsão de população ribeirinhas e nativos da região
Dados de uso no brasil : O Brasil tem hoje, nas hidrelétricas, sua principal fonte de energia, quase 95% da energia consumida no país é gerada por esse tipo de usina, Com seus grandes rios, o país possui o terceiro maior potencial hidráulico do planeta, ficando atrás somente de países como China e Rússia.
Potencial hidrelétrico por bacia hidrográfica / Potencial (MW) Bacia do Amazonas /106 051 Bacia do