Hidrelétricas
Uma usina hidrelétrica é um complexo arquitetônico, um conjunto de obras e de equipamentos, que tem por finalidade produzir energia elétrica através do aproveitamento do potencial hidráulico de um rio. Grande parte da energia elétrica produzida no Brasil é gerada por usinas hidrelétricas, isso porque o país é rico em rios com grandes extensões, caudalosos, e correndo sobre planaltos e de depressões.
A energia é produzida pela queda da água e convertida em energia cinética por meio de uma turbina, que por sua vez é convertida em energia elétrica por meio de um gerador, sendo a energia elétrica transmitida para uma ou mais linhas de transmissão que é interligada à rede de distribuição.
A quantidade de eletricidade que uma usina hidrelétrica pode produzir depende da quantidade de água que passa pela turbina (o volume do fluxo de água) e da altura da qual a água cai (queda bruta). Quanto maior o fluxo e a queda, mais eletricidade é produzida.
Vantagens:
- É uma energia limpa, ou seja, não emite gases poluentes da queima de combustível.
- É uma energia renovável, ele se renova eternamente, assim não há preocupações com o seu esgotamento.
- É uma fonte de energia barata.
- No Brasil, por exemplo, é uma boa opção por causa da quantidade de recursos fluviais disponíveis com grande vazão e por causa dos vários acidentes geográficos (montanhas, cachoeiras…)
- Não há gasto com combustível.
Desvantagens:
- Para fazer uma hidrelétrica é necessário fazer um lago artificial, o que inunda grandes áreas de biomas naturais (florestas, savanas…).
- Devido à decomposição da vegetação submersa são emitidas consideráveis quantidades de metano que contribui com o aquecimento global.
- É necessária a mudança de local das pessoas que moram nos territórios que sediarão a usina. No Brasil mais de 330 mil pessoas já saíram de suas casas por esse motivo.
- Altera levemente alguns detalhes no ambiente como a umidade e o ciclo das chuvas o que pode causar