Hidrelétrica
FUNCIONAMENTO: A partir de um reservatório de água natural, uma barragem é construída com um conduto controlado para a passagem de água, que leva a água para uma caixa de força, nesta onde se encontra uma turbina com um gerador que transforma a energia hidráulica da água em energia mecânica e depois em energia elétrica.
Ao passar pelo gerador, a energia elétrica armazenada é passada para um transformador que adequa a tensão para a distribuição.
MONTAGEM: A montagem de uma Usina Hidrelétrica se resume em construções de casas de forças (onde se encontram a turbina+gerador) e barragens para a condução da água. O conduto é basicamente formado por virolas, que são encaixadas e soldadas e então conectadas à turbina onde o gerador se encontra no interior da mesma.
O controle da água usada neste processo é feito por cilindros de abertura, do qual um mecanismo conectado a uma sala de controle é acionado e este então faz a abertura ou fechamento de um ou mais condutos.
A água então passa pra uma caixa espiral que contém inúmeras paletas que controlam a vazão, chamado roda d’água.
A partir disso a água passa pela turbina/gerador e sua energia é armazenada e transferida para o transformador, distribuída por redes elétricas.
BRASIL:
Cerca de 90% de toda a energia produzida no Brasil é proveniente de Usinas Hidrelétricas, e apenas 10% vêm de outros tipos de energia (principalmente a nuclear e termelétrica). Atualmente o Brasil tem em média 900 usinas hidrelétricas de pequeno e grande porte espalhadas por toda a extensão do território nacional.
A mais conhecida é de fato a Usina ITAIPU. Construída no período de 1975 a 1984, ITAIPU é hoje a maior Usina Hidrelétrica em produção e geração de energia do mundo. Seu nome originado do tupi-guarani para Pedra que canta, foi dado devido a uma ilha rochosa que existia em meio ao Rio Paraná que quando a água do rio passava cotando a ilha, está fazia um barulho típico. A ilha no entendo foi retirada par a