HIDRAULICA
A hidrostática ocupa‐se do estudo de fluidos em repouso, razão pela qual a força de contacto exercida sobre uma área tem apenas a componente vertical (normal). Designa‐se por pressão a força aplicada por unidade de superfície (área). Admitindo um corpo de volume ∀, limitado pela superfície A, mergulhado numa massa líquida; e considerando que dA representa um elemento de área nessa superfície e dF a força perpendicular que atua sobre a área elementar (dA), a pressão (p) é expressa por:
A força é sempre perpendicular a superfície. Quando se considera toda a área, o efeito da pressão produzirá uma força resultante (impulsão ou pressão total) .De acordo com a lei de Pascal (estabelecida por Leonardo da Vinci) “em qualquer ponto no interior de um líquido em repouso, a pressão é a mesma em todas as direções”. Vamos demonstrar a lei considerando um prisma imaginário de dimensões elementares: comprimento dx, altura dz e espessura dy . O p é a pressão média em qualquer direcção no plano de papel, px e pz são, respectivamente, as pressões médias nas direcções horizontal e vertical.
Resumo:
Este trabalho refere-se a um experimento realizado no laboratório de hidráulica de Engenharia Civil da Universidade Paulista Unip, que consiste na análise teórica e experimental das forças exercidas por um fluido sobre uma superfícies plana . O experimento foi realizado coletando dados com o canal vazio e com o canal cheio, medindo a variação do nível da água. Com os resultados foram geradas as tabelas que comparam os valores de força obtidos teoricamente com os obtidos experimentalmente. Propriedade dos Fluidos
a) massa específica : a massa de um fluido em uma unidade de volume é denominada densidade absoluta, também conhecida como massa específica (kg/m3)
, sendo: m- massa e V- volume
b) peso específico : é o peso da unidade de volume desse fluido (N/m3) , sendo: P- peso e V