Hidraulica
Canal abeto é onde o escoamento flui com a superfície livre, exposta à atmosfera. Também é considerado canal aberto condutos que não estão completamente preenchidos por um fluido. Nesse escoamento o mecanismo principal que o promove é o peso do fluido. Uma característica do escoamento em canal aberto é que não existe a atuação do gradiente de pressão, isso porque a inércia e os efeitos viçosos no gás localizada na superfície são desprezíveis. Portanto, geralmente o escoamento em canal aberto é turbulento e não é afetado pela tensão superficial.
Alguns exemplos de escoamento em canais abertos são: * Riachos escoando através de campos; * Escoamentos em calhas ao longo de telhados ou ruas; * Escoamentos em suprimentos de água, irrigação e canais de controle de inundação; * Escoamentos em córregos e rios;
Características do escoamento em canal aberto
Por possuir uma superfície livre o escoamento em canal aberto permite que haja outras classificações de escoamento. Isso, pois, o fluido “escolhe” a posição da superfície livre e a configuração do escoamento.
A forma com que a profundidade do escoamento varia com o tempo, e com a distância ao longo do canal, pode ser usada para classificar o escoamento.
Escoamento uniforme em regime permanente
No escoamento uniforme a profundidade de água é constante. Isso quer dizer que o escoamento é igual em toda extensão do canal. Então a profundidade da água, a área molhada da seção molhada da seção transversal e a velocidade se mantêm constante. A profundidade do escoamento em um escoamento uniforme em canal aberto é chamada de profundidade normal.
Energia
A equação de energia para um escoamento em canal aberto pode ser deduzida tendo com base o de um escoamento tubular.
Hl=p1 ρg+α1V²12g+z1-p2 ρg+α2V²22g+z2 (1) * ρ - pressão estática; * V− velocidade média; * z− elevação; * α - coeficiente de energia cinética; Do mesmo modo que em tubos,