hIDRAULICA
Notas de aula: Instalações Prediais
Chan
1) Conceitos Básicos:
Pressão
É muito comum confundir-se pressão com força. A pressão, no entanto, leva em conta não só a força como também a área em que ela atua. Pressão é a força dividida pela área.
Exemplo:
Tomemos um bloco medindo 10 cm x 10 cm x 50 cm que pesa 50 kgf. Qual a pressão que ele exerce sobre o solo? Isto depende da área de apoio do bloco sobre o solo. Veja as duas possibilidades abaixo.
3- PRESSÃO DA ÁGUA
Veja os exemplos abaixo. Vamos calcular a pressão exercida pela água sobre o fundo dos reservatórios. Lembre-se que o peso específico da água é de 1.000 kgf/m³. 1
Comparando-se a altura dos reservatórios com a pressão, pode-se observar que a pressão não depende da área, mas somente da altura do reservatório, ou seja, a pressão é proporcional aos METROS DE COLUNA DE ÁGUA (mca). Nos exemplos anteriores temos:
ALTURA DO
RESERVATÓRIO
1m
1000 kgf/m² ou 1 mca
2m
2000 kgf/m² ou 2 mca
4m
4000 kgf/m² ou 4 mca
PRESSÃO
Uma vez que as pressões dependem somente de altura da coluna de líquido, pode-se concluir facilmente que as pressões em qualquer ponto no interior do líquido não dependem do formato ou do volume do reservatório. Por exemplo:
2
VAZÃO
Vazão é a quantidade de líquido que passa através de uma seção por unidade de tempo. A quantidade de líquido pode ser medida em unidades de massa, de peso ou de volume, sendo estas últimas as mais utilizadas.
Por isso as unidades mais usuais indicam VOLUME POR UNIDADE DE
TEMPO:
6-
m3/h (metros cúbicos por hora) l/h (litros por hora) l/min (litros por minuto) l/s(litros por segundo) gpm (galões por minuto) gph (galões por hora)
VELOCIDADE
O termo velocidade normalmente refere-se à velocidade média de escoamento através de uma seção. Ela pode ser determinada dividindo-se a vazão pela área da seção considerada.
As unidades usuais de medida indicam