HIDRAULICA RELATORIO
UNIDADE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS -SP
ENGENHARIA CIVIL
DETERMINAÇÃO DA VAZÃO VOLUMÉTRICA
São José dos Campos - SP
Fevereiro 2015
1 INTRODUÇÃO
Em hidráulica ou em mecânica dos fluidos, define-se vazão como a relação entre o volume e o tempo.A vazão pode ser determinada a partir do escoamento de um fluido através de determinada seção transversal de um conduto livre (canal, rio ou tubulação aberta) ou de um conduto forçado (tubulação com pressão positiva ou negativa). Isto significa que a vazão representa a rapidez com a qual um volume escoa. As unidades de medida adotadas são geralmente o m³/s,m³/h, l/h ou o l/s.
De modo análogo à definição da vazão volumétrica é possível se definir as vazões em massa e em peso de um fluido, essas vazões possuem importância fundamental quando se deseja realizar medições em função da massa e do peso de uma substância.
2 OBJETIVO
Determinar a vazão volumétrica da água em um sistema de condutos através do método direto.
2.1 Objetivos Secundários
Determinar de forma direta a vazão mássica e em seguida determinar a vazão em peso a partir da vazão mássica conhecida.
3 FUNDAMENTAÇÕES TEÓRICAS
A Vazão Volumétrica, ou Vazão em Volume ou também Fluxo Volumétrico (Q) é a grandeza definida como o volume de fluido escoando por uma determinada seção por unidade de tempo. A unidade de Q designa-se pela unidade de volume por unidade de tempo. Assim, algumas unidades que correspondem à definição: m³/s; l/s; m³/h; l/min.
Q = V/t
A velocidade do fluido (v) pode ser relacionada com a vazão volumétrica do (Q) do mesmo. Tal consideração (Q = v*A) só pode ser apontada como válida caso a velocidade seja uniforme na seção, porém, na maioria dos casos, o escoamento não se comporta de forma unidimensional. Não obstante, não se descarta a igualdade determinada anteriormente, considerando a velocidade média na seção.
Vazão em Massa ou Fluxo de Massa (Qm) é a massa do fluido que atravessa uma seção de escoamento em um