Hidraulica basica
Apostila de hidráulica básica
Escrito por: Wesley Melo
Joares
Professor: Alexandro sarmento
Introdução
Este trabalho visa esclarecer duvidas frequentes quando o assunto se trata de sistemas hidráulicos, seus acessórios, alguns conceitos da física e os tipos diferentes de bombas existentes no mercado. Este conjunto de informações é uma versão compacta dos conhecimentos básicos voltados a este modo de transmissão de energia amplamente utilizados na indústria em geral
1 Conhecimentos fundamentais
1.1 Sistema óleo-hidráulico
A utilização de fluidos e suas características de trabalho como meio de energia são estudados pela hidráulica.
A transmissão de potencias ou movimentos é responsável pelos fluidos que são praticamente incompressíveis. O sistema óleo-hidraulico pode ser dividido entre estáticos e cinéticos.
Sistema óleo-hidraulico estático
Neste sistema a energia utilizada é a potencial, com fluido sob alta pressão e baixa velocidade(300 mm/s +/-), na atualidade as pressões atingidas Sam de até 1000 kgf/cm².
Exemplos de aplicação: comandos de implementos agrícolas e tratores, empilhadeiras, guindastes, prensas, etc.
Sistema óleo-hidraulico cinéticos
A cinética é a transmissão de potencia empregada nesse tipo de sistema, neste o fluido é movimentado em altas velocidades, cerca de 50m/s.
Exemplo de aplicação: conversores de torque, cambio de automóveis hidramáticos e tratores.
2 Conceitos da física
2.1 Lei de pascal
Blaise pascal transmitiu varios princípios aplicados à hidráulica. O principio fundamental da hidráulica é o mais reconhecido:
“Toda a pressão aplicada sobre um fluido confinado a um recipiente fechado, age igualmente em todas as direções dentro da massa fluida e perpendicularmente às paredes do recipiente.”
Resumindo, a pressão aplicada sobre um fluido confinado age igualmente em todas as direções.
2.2