Hidratação cutânea
FARMÁCIA – 7º SEMESTRE
COSMETOLOGIA
Prof.ª KATIANE CELLA
HIDRATAÇÃO CUTÂNEA
TIAGO DANELLI 002414
FRANCISCO BELTRÃO – PR
15 DE MAIO DE 2013
HIDRATAÇÃO CUTÂNEA
A pele humana hidratada se apresenta suave ao toque, macia e uniforme. O mesmo não pode ser dito da pele seca, que perde a sua atividade, tornando-se áspera, opaca e, às vezes, descamativa.
HIDRATAÇÃO FISIOLÓGICA DA PELE
A pele se mantém hidratada graças à presença de lipídeos secretado pelas glândulas sebáceas, à matriz lipídica intercelular na camada córnea, ao fator natural de hidratação, ou Natural Moisturizing Factor (NMF), à presença e integridade dos corneodesmossomas responsáveis pela coesão dos mesmos na camada córnea e as aquasporinas.
A hidratação da camada córnea varia de acordo com os seguintes fatores: * Umidade externa; * Transporte de água das camadas mais inferiores da pele para a superfície cutânea; * Velocidade de evaporação da água; * Velocidade de queratinização; * Quantidade e composição da emulsão epicutânea formada pelos lipídeos cutâneos, água e NMF.
LIPÍDEOS SECRETADOS PELAS GLÂNDULAS SEBÁCEAS O material lipídico secretado pelas glândulas sebáceas – rico em ácidos graxos, triglicerídeos, esqualeno e ceras –, é distribuído sobre a camada córnea formando um filme lipofílico que dificulta a saída e evaporação da água da superfície as pele. A redução desta secreção sebácea faz com que a pele se torne mais seca.
MATRIZ LIPÍDICA INTERCELULAR E CORNEÓCITOS Durante a formação da camada córnea, os queratinócitos, além de se diferenciarem, formando os corneócitos – feixes empacotados de queratina contidos num envelope proteico – produzem e secretam para os espaços intercorneocitários uma mistura de lipídeos formada, principalmente, por ceramidas (40%), ácidos graxos (20%) e colesterol (25%). Pode-se encontrar, ainda, sulfato de colesterol, fosfolipídeos e glicoceramidas. Estes lipídeos, que