Hibbeler
História, Complexidade e Aplicações
Artigo apresentado ao Curso de Engenharia Mecânica, do Centro Universitário Newton Paiva, 1º período, como requisito parcial ao desenvolvimento do trabalho interdisciplinar.
Orientadora: Professora Telma Pimenta
Belo Horizonte
2010.1
CÁLCULO NA ENGENHARIA MECÂNICA
RESUMO
O cálculo diferencial e integral é um ramo da matemática desenvolvido a partir da álgebra e da geometria que se dedica ao estudo de taxas de variações de grandezas e a acumulação de quantidades. Onde há movimento ou crescimento e onde forças variáveis agem produzindo aceleração, o cálculo é a matemática a ser empregada. Existe uma preocupação a nível nacional com o alto nível de reprovação nessa disciplina, devemos considerar que um dos motivos para o alto índice de reprovação é o fato de o aluno chegar à universidade com uma fraca preparação de ensino fundamental e médio, e logo de início depara-se com as disciplinas introdutórias dos cursos de exatas. A utilização das tecnologias educacionais no ensino deveria ter por objetivo dar maior agilidade, atualidade aos conteúdos, tornando as aulas mais dinâmicas e contextualizadas. No entanto, para que o computador cumpra o papel almejado no ensino do cálculo é necessário um cuidado, pois se corre o risco dessas tecnologias interferirem na capacidade de raciocínio dos estudantes. Após a formação, o engenheiro tem que colocar em prática toda teoria adquirida durante o curso, e o cálculo diferencial e integral quando colocado em prática não abre espaço para erros, falhas durante o desenvolvimento dos cálculos trazem conseqüências graves.
Palavras-chave: Engenharia, Estudo, Mecânica, Cálculo, Responsabilidade.
INTRODUÇÃO
Apresentando um tema complexo, o cálculo diferencial e integral se destaca na formação do ciclo básico da engenharia, essa disciplina se torna extremamente necessária no desenvolvimento do curso. Apresentando altos