hhjgyyjh
321 palavras
2 páginas
QUEM DEVE CRIAR O AMBIENTE ESCOLAR; E é a escola que deve criar um ambiente linguístico adequado, assegurando-lhe desenvolvimento sócio emocional, assim, também, como o de seus pais, com atividades voltadas para tal. Para que isso aconteça espera-se que a escola desenvolva um trabalho educacional com ênfase nos pontos fortes da criança e, não para o que lhe falta, a fim de que sejam respeitadas as diferenças. É no sistema de LIBRAS que as interações e a comunicação têm maior êxito. O QUE É SURDEZ; A surdez não é uma incapacidade, mas uma diferença. Assim, o surdo apreende o conhecimento preferencialmente pelo canal visual - o seu ponto forte. Dessa forma a escola, atenta a esse aspecto, alicerçará seu projeto educativo a partir desse enfoque. É imprescindível que os responsáveis pelo ensino do surdo estabeleçam uma pedagogia onde cada educador seja operante competente e responsável pela contribuição de um ensino de qualidade ao surdo. Assim estará garantida a sua inclusão social, levando-o à qualificação tal qual o ouvinte.
Com paciência e atenção faremos com que a barreira da comunicação entre surdos e ouvintes se desmorone, proporcionando a ambos uma vivência plena. (Daí a importância da LIBRAS no currículo tanto para surdos quanto para ouvintes. Conclusão Atualmente discute-se muito a respeito da inclusão dos indivíduos surdos pois no nosso país, continua sendo um desafio principalmente quando nos deparamos com a realidade do aluno surdo diante das barreiras auditivas.
A missão do ser humano no planeta está bastante inserida no contexto do nosso trabalho pois o homem para viver em harmonia precisa viver em paz consigo e com seu próximo, e é através da escola que ele começa a lidar com a realidade e o respeito ao aluno surdo que também é algo fundamental para o desenvolvimento do ser humano. E é através deste trabalho de inclusão, que o aluno é despertado para lidar com as diferenças de forma natural.