Estratégia Empresarial
Ferramentas estratégicas para pequenas e médias empresas.
José Domingos Leite**
(orientador) ***
RESUMO
1 INTRODUÇÃO
Empresas de pequeno e médio porte, sem maiores recursos, também precisam adquirir vantagem competitiva para sua existência e, ou sobrevivência.
Essa vantagem competitiva, ou seja, estar sempre à frente de seus concorrentes consegue-se a parir da operacionalização das ferramentas de
estratégia, o e
pequeno e médio empresário tem por obrigação traçar um estratégia e definir um objetivo para nortear as ações de sua empresa, logo, operacionalizar as ferramentas de estratégias é por em prática as ações e métodos estipulados por ele e passado aos outros níveis da empresa para através de um pano de metas executá-las.
Esse artigo visa demonstrar como uma empresa pode fazer uso de ferramentas estratégicas para enfrentar a concorrência no ambiente a qual está inserida, e quais dessas ferramentas competitivas melhor se encaixa no perfil de seu negócio. Qualquer empresário à frente de uma pequena ou média empresa pode através da analise de SWOT, identificar pontos fortes e fracos, e, a partir desse ponto tomar a melhor decisão sobre a
estratégia que mais se adéqua a realidade
da empresa. Esse trabalho também apresentará práticas de como o empresário utilizará os vários métodos de implantação dessas ferramentas estratégicas assim como definição das metas. Por fim, apresentará as fases em que o processo da administração estratégica se desenvolve dentro de uma empresa.
2 ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Estratégias são ações empenhadas pela empresa para tomar ou ganhar vantagem competitiva, pode-se dizer que empresas que atuam de formas idênticas não podem coexistir num mesmo mercado competitivo, dar-se ai , a necessidade de desenvolver estratégias para diferenciá-las. Segundo Michael E. Porter (1998, p.11)
“A essência da formulação da estratégia é lidar com a competição.” Ações que para
muitas