hhhhh
A primeira expedição inglesa para o Império foi em 1553, e desenvolveu um comércio significativo entre a Inglaterra e Benim baseada na exportação de marfim, óleo de palma e de pimenta. Visitantes nos séculos XVI e XVII trouxeram de volta à Europa contos da "Grande Benim", uma cidade fabulosa de edifícios nobres, governada por um rei poderoso. No entanto, o Oba começou a suspeitar da Grã-Bretanha, e grandes projetos coloniais e comunicações cessaram com os britânicos até a Expedição britânica em 1896-1897, quando as tropas britânicas capturaram, queimaram e saquearam Benin City, levando o Império de Benim a seu fim.3
Uma gravura holandesa do século XVII desenhada por Olfert Dapper, Nauwkeurige Beschrijvinge der Afrikaansche Gewesten, publicado em Amsterdam em 1668, que diz:
" O palácio ou corte do rei é um quadrado, e é tão grande quanto a cidade de Haarlem e totalmente cercada por um muro especial, como a que circunda a cidade. Ele é dividido em muitos palácios magníficos, casas e apartamentos dos cortesãos, e conta com belas e longas galerias quadradas, quase tão grandes quanto a Bolsa de Valores de Amesterdam, mas uma é maior que a outra, descansando sobre pilares de madeira, de cima para baixo cobertas com cobre fundido, no qual estão gravadas as imagens de suas façanhas de guerra e batalhas... "
—Olfert Dapper, Nauwkeurige Beschrijvinge der Afrikaansche Gewesten
Outro viajante holandês foi David van Nyendael que em 1699 fez um relato de