HGT OU DIABETES PRECISO CUIDAR
Alimentar-se de forma inadequada e manter uma vida sedentária são hábitos que a população dos países em desenvolvimento, entre os quais o Brasil aprendeu rapidamente. Mas o problema vai além dos quilinhos a mais, e as consequências de uma dieta desequilibrada são grandes para a saúde. Uma delas corresponde ao fator de risco para as doenças do sistema circulatório como infartos e derrames; o diabetes. AÇUCAR NO SANGUE: o corpo não consegue administrar a glicose de forma adequada, o que aumenta seus níveis no sangue. A partir dai começam os problemas de saúde, o diabetes é uma alteração no metabolismo da glicose, causada pela deficiência na produção ou ação da insulina, hormônio produzido pelo pâncreas e responsável por transformar as moléculas de glicose em energia. O corpo não consegue administrar a glicose de forma adequada o que aumenta seus níveis no sangue. A partir dai começam os problemas de saúde.
ALERTA
Essa é a doença mais comum, considerada epidêmica e pode se apresentar de três maneiras:
TIPO 1: a pessoa com esse tipo de diabetes tem de usar insulina para o resto da vida, esses indivíduos tem inflamação no pâncreas, dai a deficiência quase absoluta de insulina.
TIPO 2: caso as taxas de glicose permaneçam altas ao longo de anos, há depósitos do excesso de glicose nos vasos sanguíneos e nervos, que podem ocasionar complicações crônicas do diabetes, como cegueira, distúrbios neurológicos e problemas renais crônicos. “Corre, ainda, risco de gangrena das pernas, o que pode levar ate a amputações e a pessoa fica sujeita a doenças cardiovasculares”, em alguns casos é possível controlar o diabetes apenas com dieta alimentar e prática de atividades físicas, mais muitos pacientes precisam de medicação. As boas notícias são que há formas de identifica-la ainda no inicio e que existem tratamentos cada vez mais avançados,