hglhjkhhhhhhhhj

1176 palavras 5 páginas
Trabalho de Biologia

Nome: Isadora Machado, Adriely Bento e Natasha Ramos

Células Procariontes.
As células procariontes e eucariontes são muito diferentes uma das outras. A principal característica das células procariontes é a ausência de um núcleo individualizado, por falta de algumas organelas e pelo pequeno tamanho que se acredita que se deve ao fato de não possuírem compartimentos membranosos originados por evaginação (projeção da membrana celular para fora da célula) e invaginação (dobras da membrana celular para o interior da célula). São células simples que contém DNA. São representadas por bactérias, protozoários, vírus, algas, etc.
Por curiosidade pesquisamos e descobrimos que as bactérias são células procariontes incompletas do grupo das rickettsias e das clamídias. Elas são muito pequenas e denominadas incompletas pelo fato de serem incapazes de se auto-duplicar, sendo, portanto, parasitas intracelulares obrigatórios. E diferente dos vírus por apresentarem DNA e RNA conjuntamente, parte da máquina de síntese celular necessária para reproduzirem-se e uma membrana semi-permeável, através do qual realizam trocas com o meio envolvente.

Células Eucariontes.
As células eucariontes são mais complexas que as procariontes. Possuem uma membrana nuclear individualizada e várias organelas. A maioria dos animais e plantas são dotados a esse tipo de célula. Pode-se dizer que elas surgiram por um aperfeiçoamento das procariontes. As organelas presentes nessas células são responsáveis pelo seu funcionamento.

Organelas.
Retículo Endoplasmático: O citoplasma das células eucariontes contém inúmeras bolsas e tubos cujas paredes têm uma organização semelhante a da membrana plasmática. O retículo atua como uma rede de distribuição de substâncias no interior da célula. Além de conduzir substâncias pelo citoplasma, é o local de produção de várias substâncias importantes. Por exemplo, a síntese de diversos lipídios, como colesterol,

Relacionados