hgjghj hjgj
1802 palavras
8 páginas
RESUMÃO DE PERIOA GENGIVA
A mucosa oral consiste em três zonas:
- Mucosa mastigatória: gengiva e recobrimento do palato duro.
- Mucosa especializada: dorso da língua.
- Membrana mucosa: recobre todo o restante da cavidade oral.
CARACTERÍSTICAS CLÍNICAS DA GENGIVA
A gengiva está anatomicamente dividida em: marginal, inserida e área interdental. A partir dessa divisão pode-se dizer que todos os tipos funcionam contra danos mecânicos e microbianos. Logo, a especificidade estrutural da gengiva refletirá na efetividade como uma barreira à penetração de microrganismos.
Gengiva marginal: é a borda da gengiva que circunda o dente. Ela é demarcada da gengiva inserida adjacente pelo sulco gengival livre. Esta pode ser destacada na superfície dental com a utilização de uma sonda periodontal.
Gengiva inserida: é contínua com a gengiva marginal. Está firmemente aderida ao periósteo do osso alveolar. Sua espessura aumenta com a idade e em dentes supra-erupcionados.
Gengiva interdental: é o espaço interproximal sob a área de contato interdental. Sua forma é variável conforme a modificação do ponto de contato e presença ou ausência de recessão em algum grau.
CARACTERÍSTICAS MICROSCÓPICAS
A gengiva é composta do epitélio escamoso estratificado superficial e uma porção central subjacente de tecido conjuntivo (composto primariamente por fibras colágenas e substância fundamental).
EPITÉLIO GENGIVAL*
As células epiteliais possuem um papel ativo na defesa inata do hospedeiro através de resposta às bactérias de maneira interativa. Ou seja, o epitélio participa ativamente na resposta à infecções. (REVISÃO RÁPIDA)
O epitélio gengival consiste em uma superfície contínua de epitélio escamoso estratificado, e em três áreas do ponto de vista morfológico e funcional: epitélio externo ou oral, epitélio sulcular e epitélio juncional. Sua principal função é a proteção de estruturas profundas, ao mesmo tempo permitindo um intercâmbio seletivo com o ambiente