hgfyk

951 palavras 4 páginas
Introduçao
A exploração dos recursos minerais, exercida pelo homem desde a pré-história, é um processo muito importante para o desenvolvimento da sociedade em praticamente todos os seus setores. A mineração aparece constantemente no dia a dia das pessoas, desde artigos em vidro (areia) e cerâmica (argila) até a fabricação de remédios, jóias, etc. Ela atua como base na maioria dos segmentos industriais, desempenhando um papel importante na economia, tanto como geradora de empregos (cerca de um milhão entre diretos e indiretos) e impostos, como no desenvolvimento de cidades e regiões.
A extração de minérios é responsável por aproximadamente 3% do PIB brasileiro, porém quando se consideram as etapas de transformação do bem mineral, chega a 29%. Adicionando-se as etapas de produção de setores que utilizam produtos minerais transformados, como a indústria automobilística, eletroeletrônica, eletrodomésticos e construção civil, participa em até 40% na economia do país.
Mundialmente, o Brasil possui a maior reserva de nióbio, com 83,3% das jazidas existentes; a terceira maior reserva de bauxita, com 12,2 %; a quarta maior reserva de caulim, com 9,3%; a quinta maior reserva de minério de ferro, com 8,3% e também a sexta maior de estanho, com 7,5%.
Entretanto, mesmo tendo grande importância para o país e para a sociedade em geral, essa atividade, devido aos grandes impactos ambientais que tem sido causa de muitos acidentes ao longo dos anos, tem um imagem negativa para a maioria dos habitantes do país.
Recursos minerais
A crosta terrestre é constituída por uma variada quantidade de rochas, muitas delas formadas por minerais que podem ser usados pelo homem em suas atividades produtivas. Os minérios contidos no subsolo servem de matéria-prima para a fabricação de inúmeros objetos.
Os minerais são extraídos da natureza, mais precisamente do subsolo. Após essa etapa, que recebe o nome de extrativismo mineral, os minérios seguem para as siderúrgicas onde são forjados ou

Relacionados