HFE-Professor antigamente e atualmente
Antiguidade Clássica, Moderna e Contemporânea; o segundo, Inserção da mulher na profissão docente, faz um breve levantamento acerca da feminização da profissão docente demonstrando como a mulher é introduzida na profissão, e o terceiro tópico, A valorização docente no contexto atual, procura fazer uma análise dos dados atuais sobre a formação docente no Brasil destacando a situação do Estado do Pará de maneira particular os municípios de Belém e Santarém.
A VALORIZAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA HISTÓRICA E ATUAL
1. A PROFISSÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA HISTÓRICA
A perspectiva histórica do trabalho docente está relacionada a uma idéia de que a educação é a forma que os indivíduos encontram para efetivamente participarem da sociedade; pois a educação é considerada como processo que possibilita tanto a integração como o desenvolvimento individual e coletivo. “Integrar-se em um grupo, assimilar e assumir sua cultura é tarefa primordial do ser humano.” (COSTA, 1995: 63) O trabalho docente está relacionado à idéia de educação como um processo pelo qual as sociedades transmitem seus costumes, tradições, valores, ou seja, sua cultura e a profissão docente seria o instrumento necessário para sistematização da transmissão cultural das sociedades, estas que a princípio a faziam somente de forma oral.
A medida em que o homem e natureza se relacionam, complexificam-se e modificam-se historicamente, pois através desse movimento de criação e reprodução ele a transforma e produz para sua sobrevivência. Esse movimento dialético de criação e transformação do homem e do seu mundo é o que sociologicamente conceituamos enquanto cultura. Esse entendimento é necessário, para que possamos contextualizar os diferentes momentos e exigências já feitas ao papel da escola na humanidade e por