Hermes rodrigues da fonseca
O marechal Hermes da Fonseca não tinha interesse nenhum em entrar para a policia,sempre desenvolveu suas funções militares com muito gosto e afinco,o que o fez ser reconhecido por postura honrosa. Os grupos políticos que apoiavam Hermes da Fonseca insistiram muito para efetivar a candidatura do marechal á Presidência da Republica,que depois de tanto recusar acabou cedendo. Foi então eleito o dia 15 de novembro de 1910 para o cargo de presidente marcando um período de aliança entre os políticos do Rio Grande do Sul e os militares. A política do café com leite saiu fragilizada em sua eleição,Minas Gerais e São Paulo não chegaram um acordo para ocupar a presidência e nesta lacuna entrou o militar gaúcho.
O governo de Hermes da Fonseca não teve inicio fácil,logo no primeiro ano estourou uma revolta na capital da república. Inconformados com a situação da Marinha Brasileira,sobretudo em relação aos castigos físicos que eram aplicados legalmente,um grupo de marinheiros tomou embarcações oficiais da Marinha e apontou os canhões para Rio de Janeiro exigindo melhores condições de trabalho e o fim dos castigos físicos. Esse fato ficou conhecido como Revolta da Chibata,a qual o presidente resolveu através de acordo com os marinheiros.
Em 1912, no dia 12 de setembro,uma outra revolta, vez de caráter messiânico estourou entre os estados de Santa Catarina e Paraná, na região sul do