kkkkk
Hermes da Fonseca natural do Rio Grande do Sul, foi o primeiro militar eleito por voto direto na nascente República Brasileira, era sobrinho do Marechal Deodoro da Fonseca e filho do marechal Hermes Ernesto da Fonseca e de Rita Rodrigues Barbosa.
Hermes durante sua campanha de candidatura contou com o apoio de muitas pessoas importantes com o até então presidente Nilo Pessanha, Hermes a principio não queria se candidatar, mas acabou cedendo aos pedidos pôs o mesmo era considerado um homem de muita honra e extremamente confiável pelo seu passado militar.
Hermes teve muitos problemas durante seu mandato, já em sua primeira semana em poder enfrentou a famosa revolta da chibata ou dos marinheiros, que protestava contra os castigos físicos sofridos pelos mesmos, um grupo de marinheiros tomou embarcações oficiais da Marinha e apontou os canhões para o Rio de Janeiro exigindo melhores condições de trabalho e o fim dos castigos físicos que no fim acabou com um acordo entre as ambas as partes, mas após o acordo o governo traiu sua palavra e começou um processo de expulsão de marinheiros.
E em 1912 já enfrentou outro grande problema que foi a revolta da vacina, que estourou no Rio de Janeiro, onde os cidadãos protestavam contra a vacina aplicada a força e sem o consenso de ambas as partes.
O presidente Hermes da Fonseca idealizou a política salvacionista, que baseava na intervenção dos militares nos estados destituindo os governadores e substituindo-os por outros indivíduos que seriam nomeados pelo próprio presidente. A justificativa dada pelo presidente era que essa politica iria afastar a corrupção, Com tais medidas os preceitos republicanos eram absolutamente desrespeitados, só foi capaz de causar instabilidade e mais crise política, gerando várias outras revoltas contra os interventores.
Seu governo ficou conhecido por ter incentivado diversas revoltas, mas também foi capaz de realizar muitas coisas positivas como por exemplo uma melhor