Herman Hollerith
Imagem: Herman Hollerith
Fonte: WIKIPEDIA
Herman Hollerith nasceu em Washington, em 29 de janeiro de 1860, faleceu em 17 de novembro de 1929. Norte-Americano descendente de alemães, fascinado por estatística, se formou em Engenharia de Minas na Universidade de Columbia. Enquanto fazia o seu curso quis elaborar uma máquina que conseguisse reunir e avaliar um grande número de dados.
Foi o principal impulsionador do leitor de cartões perfurados, instrumento essencial para a entrada de informação para os computadores da época. Utilizou os cartões perfurados para ajudar a analisar os dados do censo dos EUA (United States Census Bureau). Criou também as máquinas de tabulação. Em 8 de janeiro de
Os cartões perfurados e as máquinas de tabulação de Hollerith consistiram num passo em direção à computação automática. Seu dispositivo poderia ler automaticamente dados previamente perfurados no cartão. O emprego dessa tecnologia permaneceria até o final da década de 1970.
O impulso decisivo para o empreendimento de Hollerith aconteceu no começo da década de 1940, com um invento de Konrad Zuse, na Alemanha, e Howard Aiken, nos Estados Unidos. Eles criaram uma calculadora de circuito eletrônico que levaria a IBM, em 1944, a lançar uma máquina de calcular programável e digital. Esse foi o primeiro computador da história: batizado de Mark I, ele possuía 16 metros de comprimento, pesava 35 toneladas e consumia o equivalente a 100Kw de energia elétrica.
Johannes Gutenberg (1398 – 1468)
Imagem: Johannes Gutenberg
Fonte: WIKIPEDIA
Johannes Gutenberg, inventor e gráfico alemão, nasceu em 1398 e faleceu em 3 de fevereiro de 1468 na Alemanha.
É considerado o criador do processo de impressão com tipos móveis, a tipografia. Em 1428, partiu para Estrasburgo, onde fez as primeiras tentativas de imprimir com caracteres móveis. Criou a empresa “Fábrica de Livros” junto a Johann Fust. A Gutenberg se atribuiu o mérito da invenção da