Hering
Breve resumo:
A história da Hering é ligada a família dos Hering, imigrantes alemães que vieram para Santa Catarina devido a crise na Europa. Após algum tempo os irmãos Hermann e Bruno Hering, que vinham de uma longa tradição de tecelões, perceberam uma grande oportunidade de explorar um mercado promissor: não havia ainda nenhuma tecelagem na região e roupas e tecidos estavam entre os produtos importados mais caros. Sendo assim em 1880, Hermann comprou um tear circular e fios, e assim, teve início a produção de uma pequena tecelagem que fabricava camisetas de algodão. Hering é a palavra alemã que designa o arenque (tipo de peixe semelhante à sardinha), daí o logotipo da empresa ter sido composto por dois peixes, cada um deles simbolizando um dos irmãos. Atualemnte a Hering tem 132 anos.
Primeira grande modificação em função do ambiente externo:
- Sair de estrutura de produção para varejo:
A empresa produzia 100% dos seus produtos, desde o fio até o corte e costura, e contava com a produção própria como seu diferencial. Com a abertura da economia na decada de 90 a empresa percebeu que os principais ativos que tinham era a marca já consolidada e os canais de distribuição. Com isso resolveram deixar de investir em estrutura de produção e começaram a transformação em empresa de varejo, visto que era um mercado com grande potencial de crescimento. Em 96 a Hering inaugura sua primeira “Hering Store” e começa a expanção para o varejo. Porém o contato com esse novo viés do varejo não deu muito certo de inicio, a competição agora com fabricantes estrangeiros, o cambio desfavoravel e os juros altos fizeram com que a Hering adquirisse uma dívida de R$ 201,3 milhões, o que era 4 vezes mais o caixa da empresa.
Com pouco dinheiro para investir, a Hering viu as concorrentes abrirem mais lojas, e tomarem cada vez mais uma porção maior do mercado. Foi preciso então um recuo tático no front financeiro. Uma reestruturação pesada que aconteceu entre 2003 e 2006 para