Hereditariedade
As características hereditárias transmitem-se de pais para filhos. A hereditariedade é o processo de transmissão de geração em geração das características. Algumas características são condicionadas pelo ambiente. A genética estuda a hereditariedade. Um ser vivo recebe para cada característica, uma informação de cada progenitor. Estas informações chamam-se fatores hereditários.
Os cromossomas localizam-se nos núcleos das células e são estruturas formadas pela condensação de cromatina, constituindo filamentos de ADN (DNA) associados a proteínas.
O gene é uma porção do ADN que transporta informação para uma determinada característica.
No corpo humano, todas as células com exceção dos gâmetas, contém 46 cromossomas distribuídos por 23 pares. Em cada par, um dos cromossomas foi herdado do pai e o outro foi herdado da mãe. Os cromossomas do mesmo par contêm informação para a mesma característica, mesmo que essas informações possam ser diferentes. Cada gâmeta contém 23 cromossomas com informação para uma característica do novo ser. Quando se dá a união de material genético na fecundação, o ovo contém os cromossomas do espermatozoide e do ovócito, ou seja, 46 cromossomas, que se vão dividir em pares.
Para cada característica o indivíduo possui dois genes (um da mãe e o outro do pai), apesar de muitas vezes apenas um se manifestar- gene dominante.
Alguns conceitos:
Gene alelo – conjunto de dois genes que contém informação para a mesma característica.
Gene dominante – é a característica que se manifesta sempre no indivíduo, independentemente do outro alelo ser igual ou diferente (Representa-se com letra maiúscula).
Gene recessivo – é a característica que só se manifesta quando os dois alelos são iguais (Representa-se com letra minúscula).
Genoma – conjunto de todos os genes do ADN.
Genótipo – é a constituição genética de um indivíduo sobre uma dada característica e representa-se por 2 letras, ex: Vv.