Hepatite
Hepatite: trata-se de uma palavra de origem grega, sendo possível desmembrar “hepar”, relacionada ao fígado, mais a terminação “itis”, que originalmente significa “relativo a”, porém passou a ser utilizado pela literatura médica como “doença inflamatória”.
Um conceito clássico de hepatite como a “inflamação do fígado” é bastante generalista e não revela o seu caráter histórico e complexo, qualificado pelas suas diversas características relacionadas aos tipos, epidemiologias, sintomas e métodos preventivos.
As hepatites podem ter várias causas. As hepatites virais são todas diferentes em sintomas, gravidade e tratamento. Como as mais comuns aqui no Brasil são as causadas por vírus de nomes semelhantes (A, B e C), é possível imaginar que sejam parecidas, ou que esses nomes indiquem que exista uma seqüência de gravidade da infecção. Entretanto, isso foi apenas um modo didático de sistematizar o estudo.
A hepatite também pode ser causada por infecções generalizadas que acabam por atacar também o fígado, por substâncias tóxicas como o álcool, por erros do nosso próprio sistema imunológico ou do metabolismo, por mais de um modo diferente e através de outros mecanismos que ainda não é conhecido. Abaixo um quadro informativo sobre algumas causas de hepatites:
Vírus
Hepatite A
Vírus
Hepatite B
Vírus
Hepatite C
Vírus
Hepatite D
Vírus
Hepatite E
Vírus
Citomegalovírus
Vírus
Vírus Epstein Barr
Bacterianas
Hepatite trans-infecciosa
Distúrbio de imunidade
Hepatite autoimune
Distúrbio de imunidade
Cirrose biliar primária
Distúrbio de imunidade
Colangite esclerosante primária
Distúrbio de imunidade
Síndrome mista / de sobreposição
Distúrbios do metabolismo
Esteato-hepatite não alcoólica
Distúrbios do metabolismo
Hemocromatose
Distúrbios do metabolismo
Deficiência de alfa-1-antitripsina
Distúrbios do metabolismo
Doença de Wilson
Substâncias tóxicas
Hepatite alcoólica
A história das hepatites remonta a milhões de anos,