A Copa do Mundo 2014 observada dos Estados Unidos: Uma análise de publicações locais.
Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Curso de Jornalismo
A Copa do Mundo 2014 observada dos Estados Unidos: Uma análise de publicações locais.
Mateus Vinicius da Cunha
Projeto de pesquisa apresentado como requisito parcial para a obtenção de nota na disciplina Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação, do curso de Jornalismo, sob a orientação da Profª Alessandra de Carvalho.
Seropédica, 2014
1) INTRODUÇÃO
Embora um esporte inglês, o futebol se tornou intrínseco à cultura brasileira, sendo importante parte da imagem que o Brasil tem diante outros países. Somos conhecidos pelos grandes craques, times campeões e torcida calorosa. O Brasil é mundialmente chamado como o país do futebol, e também por isso nossa terra foi a escolhida, há 7 anos, para sediar a Copa do Mundo de 2014.
Assim, nosso país, que sempre recebeu grande atenção da mídia durante os campeonatos do esporte, passou a se tornar ainda mais o foco principal do mundo durante os 30 dias que duram o torneio. Ou talvez assim é visto do Brasil. Mas como esse campeonato tão importante para a nossa nação é observado de fora? O é com a mesma preocupação e intensidade?
O Estados Unidos, por sua vez, embora campeão no tema Olimpíadas, não recebe o mesmo prestígio quanto ao futebol, do qual buscou se distanciar ao criar sua própria vertente, o “futebol americano”, no início de 1870. Sua seleção nacional não é penta-campeã, e suas ruas não são tomadas com as cores de seu time. O país muito difere do Brasil, onde esportes como basebol são minimamente praticados.
O objeto do presente trabalho, portanto, é justamente a Copa do Mundo, sediada no país do futebol, a partir da mídia impressa norte americana, em específico do Estados Unidos.
2) OBJETIVOS
Diante diferenças culturais com relação ao Futebol, o principal objetivo da pesquisa é analisar como publicações jornalísticas locais do Estados