hepatite
Dr. Arthur Frazão (Médico)
Os diferentes tipos de hepatite são: Hepatite A, B, C, D, E, F, G, hepatite autoimune, hepatite medicamentosa e hepatite crônica. Saiba mais:
Hepatite A
A hepatite A pode ser transmitida através do contato com água ou alimentos contaminados, por isso é importante a higiene na hora de comer e na preparação dos alimentos. Na maioria das vezes a hepatite A apresenta sintomatologia discreta, mas pode ocorrer um quadro de hepatite fulminante.
Hepatite B
A hepatite B é transmitida através do contato com sangue ou secreções contaminadas, por isso a vacinação é importante e pode ser feita na vida adulta caso o indivíduo não tenha sido vacinado na infância. Ela pode ser assintomática, mas, mesmo assim, precisa de tratamento para evitar a deteriorização do fígado.
Hepatite C
A hepatite C é uma infecção do fígado que tem cura quando é descoberta precocemente e o tratamento é feito corretamente. O tempo de tratamento para a hepatite pode ultrapassar 6 meses. Este tipo de hepatite também se pega através do contato com sangue ou secreções de um indivíduo contaminado.
Hepatite D
A hepatite D também chamada de hepatite Delta quando ocorre, ocorre juntamente com o vírus da hepatite B e não evolui de forma lenta e pode gerar a hepatite fulminante. A vacinação contra a hepatite B também imuniza o indivíduo contra o vírus da Hepatite D pois este depende do outro para se replicar.
Hepatite E
A hepatite E é transmitida através da ingestão de coli fórmios fecais através da água ou alimentos contaminados. Esta doença geralmente ocorre em surtos devido a má higiene ou falta de saneamento básico. Não existe vacina para a hepatite E e o tratamento consiste em repouso e hidratação.
Sintomas de Hepatite
A hepatite é uma doença altamente contagiosa, que afeta o fígado. Os sintomas gerais da hepatite incluem:
Pele e olhos amarelados;
Urina escura;
Fezes de cor clara;
Sensação de fraqueza generalizada;
Enjoo e falta de apetite;