Henry fayol
Henry Fayol era engenheiro de minas dedicou sua vida às empresas no setor de mineração. Chegou mesmo a recuperar a Compagnie Commantry Fourchambault et Decazeville da falência, quando assumiu o cargo de diretor geral da mesma. Creditava seu sucesso como administrador a um sistema de administração que é descrito em Administration Industrialle et Genéralle (Administração industrial e geral), publicado em 1916. Este sistema repousa sobre uma distinção das funções essenciais da empresa em seis categorias e as funções do administrador em cinco elementos. Além disso, enuncia 14 princípios gerais da administração, que refletem orientações gerais embutidas nele.
Funções da Empresa
Segundo Idalberto Chiavenato, Fayol procurou dividir qualquer empresa em seis funções básicas: 1. Técnicas, relacionadas com a produção de bens ou de serviços da empresa. 2. Comerciais, relacionadas com a compra, venda e permutação. 3. Financeiras, relacionadas com a procura e gerência de capitais. 4. Segurança, relacionadas com a proteção e preservação dos bens e das pessoas. 5. Contábeis, relacionadas com inventários, registros, balanços, custos e estatísticas. 6. Administrativas, relacionadas com a integração das outras cinco funções.
As funções administrativas coordenam as demais funções da empresa.
Elementos da Função Administrativa * Planejar - Estabelece os objetivos da empresa, especificando a forma como serão alcançados. Parte de uma sondagem do futuro, desenvolvendo um plano de ações para atingir as metas traçadas. É a primeira das funções, já que servirá de base diretora à operacionalização. * Organizar - É a forma de coordenar todos os recursos da empresa, sejam humanos, financeiros ou materiais, alocando-os da melhor forma segundo o planejamento estabelecido. * Comandar - Faz com que os subordinados executem o que deve ser feito. Pressupõe que as relações hierárquicas estejam claramente definidas, ou seja, que a forma como