Henrique Britto de Belford Roxo
1. Informações:
a) Biográficas:
Henrique Britto de Belford Roxo nasceu no Rio de Janeiro em 4 de julho de 1877 e faleceu na mesma cidade em 17 de fevereiro de 1969. Foi um médico psiquiatra brasileiro e seu nome batiza o Sanatório Henrique Roxo em Campos dos Goytacazes, referência municipal em assistência psiquiátrica. Ele era filho do engenheiro Raymundo Teixeira de Belford Roxo. Formou-se pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, com a tese de doutorado em “Duração dos atos psíquicos elementares nos alienados” em 1901. Foi catedrático de Clínica Psiquiátrica em 1921. Diretor do Instituto de Neuropatologia. Membro de inúmeras instituições médicas, nacionais e internacionais. Realizou diversos estudos na área de neuropsiquiatria e neurologia. Foi membro titular da Academia Nacional de Medicina (1922).
b) Históricas:
A atuação profissional de Henrique Roxo ao longo das décadas confunde-se com a institucionalização da psiquiatria no Brasil como campo científico, o qual se articulava e diferenciava de outros campos disciplinares em gestação ou já consolidados - não apenas a medicina legal, mas também a neurologia e a psicanálise. Durante sua carreira, Roxo frequentou as clínicas psiquiátricas de Heidelberg e de Munique. Figurou entre os nomes ilustres da psiquiatria brasileira, tendo participado, entre 1908 e 1910, da comissão nomeada pela Sociedade Brasileira de Psiquiatria, Neurologia e Medicina Legal para elaborar a primeira classificação psiquiátrica brasileira. Nas primeiras décadas do século XX, surgem alguns laboratórios de psicologia experimental: no Rio de Janeiro, junto à cátedra de Psiquiatria da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, Henrique Roxo é o fundador.
c) Proposta teórica:
O intuito do projeto brasileiro de classificação das entidades nosológicas, figurada por ele, era romper com as taxionomias que adotavam os métodos empregados pelas ciências naturais. O novo sistema reforçava a hegemonia das