Henri Matisse Mesa Vermelha
O quadro apresentado é um óleo sobre tela de Henri Matisse, datado de 1908, e intitulado Mesa Posta – Harmonia em vermelho. Esta obra artística integra-se no movimento do fauvismo, tendência estética da pintura que procurou explorar ao máximo a expressividade das cores, tendo como precursor o pintor Van Gogh o qual também usou cores intensas e distorções ousadas para expressar os seus estados de alma.
Esta representação plástica organizase de acordo com dois espaços, um interior e outro exterior captado através de uma janela.
O espaço interior corresponde a uma sala onde está colocada uma mesa retangular de grandes dimensões, ocupando a centralidade do quadro, coberta por uma toalha que se prolonga na parede com a mesma combinação de azul sobre o vermelho. Existe, no entanto, uma linha ténue a dividir os limites da mesa e da parede, distinguindo-se o plano horizontal do vertical. Próxima da mesa, do lado direito, encontra-se uma mulher de pé, na qualidade de uma criada, que compõe peças de fruta numa fruteira colocada em cima da mesa. Para além dessa fruteira, observa-se, ainda, uma outra próxima de um dos limites da mesa, dois frascos com líquido, dispostos na diagonal e simetricamente.
Sobre mesa, estão espalhados aleatoriamente outros frutos. À volta da mesa, estão duas cadeiras, uma do lado esquerdo, paralela à mesa e fora dela, e a outra dentro da mesa, no seu lado superior.
No espaço exterior, através da janela, está representado um jardim com árvores floridas, em grande plano, e uma casa, em segundo plano, na mesma tonalidade do interior, dando a impressão de que a sala faz parte dela, estabelecendo uma relação de continuidade com o resto do quadro.
No plano cromático, alternam as cores quentes com as cores frias, cumprindo cada uma a sua função. As cores, azul, amarela e a verde, são usadas para dar forma aos objetos e aos conteúdos, nomeadamente, aos frutos espalhados sobre a mesa e aos arabescos decorativos da toalha e da parede,