hematocrito
O hematócrito é uma medida da quantidade de glóbulos vermelhos (eritrócitos) em relação ao resto do sangue. Se o valor de hematócrito é de 0,45, por exemplo, há um 100 ml de sangue de 45 ml de células vermelhas do sangue. Muitas vezes, é determinada como parte de uma contagem total de células do sangue.
O exame hematócrito é usado para avaliar: anemia, policitemia, desidratação e decisão de transfusão de sangue em anemias graves ou dica para situações que envolvam a perda de sangue, como miomas uterinos e câncer. O exame é pedido como parte do hemograma, é repetido em intervalos regulares e é revelado por exames de sangue.
Quando o valor do hematócrito cai abaixo da faixa normal, significa que o número de glóbulos vermelhos maduros e saudáveis não são suficientes para fornecer oxigênio eficazmente à todos os tecidos do corpo. O paciente que apresenta números de glóbulos vermelhos abaixo do normal e níveis baixos de hemoglobinas e de oxigênio tem um quadro de anemia que pode ser relativamente leve (hematócrito entre 30% e 35%), moderada (25% a 30%) ou grave (menos de 25%). O transporte ineficiente de oxigênio por glóbulos vermelhos displásicos (glóbulos maduros,porém deformados) também é considerado anemia.
Elementos formados - o componente celular do sangue
Os elementos celulares são criadas na medula óssea e, em seguida, migrar para a corrente sanguínea. O principal dos elementos formados é a de eritrócitos, ou glóbulos vermelhos (RBC). RBCs fornecer oxigénio aos tecidos do corpo e facilitar a remoção de dióxido de carbono residuais. Embora dependente de muitos fatores, os glóbulos vermelhos geralmente ocupam cerca de 45% do volume do sangue.
Outros elementos são formados de leucócitos ou células brancas do sangue (leucócitos) e plaquetas (trombócitos ou PLTS). Enquanto crucial para a vida, estes elementos são formados em quantidades muito mais baixas em comparação com os glóbulos vermelhos. Glóbulos brancos (linfócitos, monócitos,