Hematócrito
O hematócrito é um exame de sangue que serve para avaliar a percentagem das células vermelhas do sangue, conhecidas por glóbulos vermelhos ou hemácias, no volume total de sangue, ajudando a identificar e diagnosticar alguns problemas como a anemia, por exemplo.
O hematócrito baixo pode indicar a presença de anemia ou sangramento, já o hematócrito alto pode indicar a presença de desidratação.
Hematócrito baixo
O hematócrito baixo pode indicar a presença de:
Anemia;
Sangramento;
Desnutrição;
Falta ou diminuição de vitamina B12, ácido fólico ou ferro;
Leucemia;
Hiper-hidratação.
O hematócrito baixo na gravidez pode ser indicativo de anemia, principalmente se o valor da hemoglobina e da Ferri tina também estiverem baixos. A anemia na gravidez é normal, no entanto, pode ser perigosa para a mãe e para o bebê. Saiba mais em: Anemia na gravidez
Causas de hematócrito baixo
Anemia
A anemia causa uma redução significativa no número de glóbulos vermelhos (RBC).
Quando a contagem dos glóbulos vermelhos estiver muito baixa, ocorre uma forte diminuição nos níveis de hematócrito. Uma pessoa com baixos níveis de hematócrito é considerada anêmica.
Geralmente a anemia é diagnosticada em pessoas que têm uma deficiência de ferro.
O hematócrito entre os 32% e os 35% é considerado um caso leve de anemia, mas se o valor for inferior a 28% é muito provável sentir fadiga constante e falta de energia.
Hemólise
Esta doença causa a morte prematura das células vermelhas do sangue.
Em outras palavras, a hemólise diminui a duração dessas células na circulação e reduz a contagem de RBC.
O resultado é a diminuição nos níveis de hematócrito no corpo.
Deficiências nutricionais
A vitamina B12, o ferro e o ácido fólico são importantes para a produção de células de RBC. A falta desses nutrientes pode causar baixos níveis de células vermelhas no sangue e do