Hellen Thamires R
Curso: Engenharia de Produção
Disciplina: Fundamentos Antropológicos e Sociológicos
Atividade: Produção da Aprendizagem Significativa (PAS)
Produto: Relatório de Atividade – I Unidade
Estudante: Hellen Thamires Resende Monteiro
A questão refere-se muito devido a práticas, hábitos e concepções no modo de consumo alimentar, na atualidade detém a perspectiva culturalista, tanto com as populações urbanas, quanto as rurais. Os elementos das culturas tradicionais: padrões, crenças, ideias e pensamentos; teve a presença interpretada pelo culturalismo como uma mudança, no entanto, os padrões culturais tradicionais eram inadequados e distanciados dos existentes nas sociedades modernas.
Os padrões alimentares são determinados por fatores que incluem, além de uma educação orientada e adequada, fatores socioeconômicos, ecológicos, culturais e antropológicos. Podendo induzir a geração e manutenção de “tabus alimentares” que impedem, principalmente nas camadas mais carentes da população, a escolha adequada de alimentos.
As consequências para métodos desapropriados referente a hábitos alimentares, se dá a adoção de uma abordagem multidisciplinar e comparativa, onde os vários aspectos da alimentação possam ser avaliados, permitindo a elucidação dos mecanismos responsáveis por tais consequências, nos diferentes contextos socioeconômicos.
O hábito alimentar é um aspecto marcante no estabelecimento de diferenças e semelhanças culturais entre os povos. Esse padrão está relacionado aos recursos ambientais e econômicos, mas também aos nutrientes. A permanência de certos hábitos alimentares é cultural, aprendida e transmitida nos núcleos familiares, nas comunidades e ambientes.
A alimentação pode ser analisada sob várias perspectivas ao mesmo tempo independentes e complementares. Revelando importância de fatores com determinação do tipo de consumo alimentar da população. Buscar a análise multidisciplinar para tornar, portanto, ainda mais