Hell 04 Distribui O De Potencial
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA PARA A SUSTENTABILIDADE - CAMPUS SOROCABA
Distribuição de Potencial e Campo elétrico.
Disciplina: Física Experimental 3
Docente: Profº. Dra. Adriana Delgado
Discentes:
Andressa Rodrigues RA: 508020
Giovanna Delay H. de Abreu RA: 571580
Julia Bertini RA: 553140
Marcelo Pires de Camargo RA: 571644
SOROCABA/SP
21/09/2014
Resumo Neste experimento, com o auxílio de um multímetro realizou-se medidas de tensão de campos elétricos formados por com diferentes configurações dos eletrodos. Para isto, utilizou-se de uma cuba com sulfato de cobre (meio condutor) e eletrodos ligados a uma fonte de tensão de 6V. Verificou-se o comportamento do campo elétrico formado por de placas de eletrodos paralelos, e também o comportamento do campo elétrico com um anel de metal perturbando o meio. Assim, observou-se que trata-se de um campo elétrico uniforme, gerando linhas de forças equipotenciais paralelas as placas de eletrodos e perpendiculares a linhas de força.
Introdução
Para expressar a interação entre uma carga e uma carga de prova puntiforme, pode-se utilizar a Lei de Coulomb escrita da seguinte maneira:
(1)
Potencial elétrico é definido como a energia potencial elétrica por unidade de carga associada a uma carga de prova q0 neste ponto. O potencial é uma propriedade do campo elétrico existente em uma região do espaço. É conveniente definirmos a uma região de Campo Elétrico como sendo aquela na qual um corpo eletrizado ou carga de prova quando colocada em repouso em qualquer ponto sofre a ação de uma força.
A unidade do potencial é Joule/Coulomb [J/C], conhecida como Volts [V]. Como a energia potencial elétrica é definida a menos de uma constante arbitrária, o potencial também é. Diferenças de energia potencial e de potencial elétrico, no entanto, são bem definidas.
(2)
O campo elétrico e o potencial elétrico estão intimamente ligados. Sabendo o campo