helicoptero
Essa longa história começou na China no século 4, teve a participação de gênios famosos, como Leonardo da Vinci, mas só engrenou de vez após a Revolução Industrial, no século XIX. Foi só a partir de então que alguns dos helicópteros modernos conseguiram arriscar alguns vôos - e ainda assim com poucos centímetros de altura e segundos de duração.
Para que os protótipos do início do século XX finalmente decolassem, faltava ainda um impulso decisivo, e esse impulso veio do interesse militar pelo projeto. As duas grandes guerras mundiais da primeira metade do século levaram governos a investir no desenvolvimento das aeronaves. Porém, foi só na Guerra da Coréia, no início dos anos 50, que os helicópteros finalmente mostraram todo seu potencial. A partir daí, passaram a ser produzidos em grande número, inclusive para uso civil. Dos primeiros conceitos da máquina até os protótipos atuais, passaram-se 16 séculos.
A palavra helicóptero vem do grego. Helix significa helicóide. Pteron, asa. O nome "helicóptero" foi usado por Vicomte Gustave Ponton d'Amecourt,4 francês que idealizou um modelo com hélices contra-rotativas, movidas também por um motor a vapor. A máquina foi apresentada na Exposição Aeronáutica de Londres, em 1868, mas não conseguiu voar. Uma outra, impulsionada por mola, obteve melhor êxito.
Um helicóptero puro pode ser definido como uma máquina capaz de ganhar sustentação por intermédio de asas rotativas. Essas asas girariam no ar impulsionadas por um motor, acionadas por um eixo. O segredo estaria em obter energia suficiente para girar os rotores e suportar o peso de toda a parafernália