Gestão financeira
Atualmente antes de ser tomada uma decisão dentro de uma empresa, as informações devem passar pela gestão financeira, a gestão financeira envolve muitas coisas dentro das empresas, incluindo a vida dos setores a todo o momento.
Podemos dizer que a gestão financeira ou como muitos chamam de administração financeira é a atividade dentro do ambiente organizacional que mantém a estrutura funcionando perfeitamente e gerando um lucro positivo utilizando estratégias empresariais para aproveitar melhor da utilização dos recursos disponíveis e usá-los com mais eficiência. No geral, a administração financeira serve para manusear da melhor forma possível os recursos financeiros e tem como objetivo otimizar o máximo que se puder o valor agregado dos produtos e serviços da empresa, a fim de se ter uma posição competitiva mediante a um mercado repleto de concorrência, proporcionando assim, o retorno positivo a tudo que foi investido para a realização das atividades da mesma, estabelecendo crescimento financeiro e satisfação aos investidores. (GITMAN, 2010 ).
A função do administrador financeiro.
O administrador financeiro tem a responsabilidade de planejar, organizar, executar e controlar toda a parte financeira de uma organização.
O sucesso da empresa tem por base o bom desempenho dado pelo administrador financeiro aos seus encargos, da mesma forma se o desempenho for negativo o resultado será o não sucesso da empresa.
O administrador financeiro tem um campo de trabalho amplo para atuar, Wernke
(2008, p. 5) diz “quer sejam de pequeno, médio ou grande porte, quer tenham finalidade lucrativa ou não, necessitam dos serviços de um gestor de finanças”. Essa necessidade ocorre independentemente do segmento de atuação, em toda empresa há um fluxo de recursos financeiros que requer atenção para que o capital investido tenha retorno.(GITMAN,2010).
Existem algumas funções para o administrador financeiro:
Gestão do caixa: cuidando de todo capital