Heidegger
ENSINO MÉDIO
LETÍCIA GOMES
HISTÓRIA
MARTIN HEIDEGGER
SANTA ISABEL
2012
MARTIN HEIDEGGER
Vida de Heidegger
Martin Heidegger nasceu no dia 26/09/l889 em Messkinch, Alemanha onde sua família já estava radicada há vários séculos. No que diz respeito a sua formação Universitária, Heidegger a concluiu na sua própria terra natal.
Depois da escola primária(Volksshule), fez os estudos secundários em Constança Friburgo em Brisgam de l903 a l909, sendo que no último ano citado ele entra na Universidade de Friburgo, seguindo os cursos de filosofia e teologia e obtêm, em l9l3, o grau de doutor em filosofia.
Em l914, alista-se, mas é dispensado por razões de saúde, após dois meses de vida militar. Nomeado Privadozent na Universidade de Friburgo l9l5, onde sucedeu ao antigo mestre, Husserl (l928). Em l933, assumiu a reitoria desta Universidade. Não mais deixou esta cidade, onde fixou residência até ao final de seus dias.
Porém existe algo na história da vida desse filósofo que deixou espaço para questionamentos tais como: Foi Heidegger nazista? e a segunda: Qual a relação entre a filosofia de Heidegger e a ideologia nazista?
O jornal Der Lemanhe, na sua edição do dia 03 de maio de l933, prova sua adesão ao partido nazista. Outros textos, como o serviço do trabalho (20/06/l933), o apelo em favor de Hitler de l2/ll/l933, não deixam margens para qualquer dúvida acerca da sua adesão, que não foi mera a concessão aos poderosos do momento.
Embora a filosofia de Heidegger não fosse o nazismo, há ligações visíveis entre esta filosofia e o movimento geral da idéias e dos acontecimentos que geraram o nazismo. Porém, após a destruição do Estado Hitleriano, o pensamento de Heidegger conheceu um sucesso prodigioso, mesmo em países que nós poderíamos considerar pouco inclinados a acolhe-lo em virtude das suas origens. Tal fato nos leva a refletir. O pensamento de Heidegger deve satisfazer certas necessidades ideológicas da Europa