Hedonísmo
‘’A busca do
Prazer’’
• Hedonismo é uma doutrina que prega o prazer como objetivo de vida. O prazer em primeiro lugar. O prazer como o bem mais valioso do homem. Para seus seguidores, a palavra “sacrifício” é abominável ou inexistente. Não querem passar pela
“cruz” para chegar ao “céu”. Querem a felicidade imediatamente, sem demora, sem sacrifícios, parcelada em 24 vezes sem juros se possível.
• O Hedonismo é estimulado principalmente pelas sociedades capitalistas desenvolvidas. Quando as necessidades básicas estão saciadas (moradia, saúde, educação), o entretenimento é o principal motor da economia. Mas há casos ainda piores: sociedades em que os indivíduos não tem nem saúde, nem educação e nem habitação decente, mas ainda assim fazem da diversão o principal negócio. Lembrou de algum país? Pois é, o nosso Brasil, o país a alegria, futebol e carnaval.
• Mas é justamente desta filosofia que nascem os principais problemas da nossa sociedade: violência, tráfico de drogas, separação de casais, analfabetismo, endividamentos, vícios, negação a Deus, entre outras atitudes diabólicas que vemos no dia-a-dia.
• É evidente que todos nós temos o direito a diversão. Ela é necessária a uma vida saudável.
Faz parte da boa saúde humana gozar de momentos de lazer. Mas deve ser usada com moderação. “Diversão”, em sua essência, significa “desvio”. É preciso saber administrá-lo, para que ele não nos desvie por completo de um objetivo que nos exige disciplina e dedicação, mas que irá tornar nossa vida melhor de se viver.
• Mas acredite: o Hedonismo é um mal que tem cura.
E a cura passa pela (re)educação, disciplina e paciência.