Hector Guimard
Hector Guimard nasceu em Lyon, França, ( 1867 - 1942), arquiteto e desenhista industrial, é muitas vezes considerado o mais representativo do movimento Art Nouveau francês. Guimard não é tão conhecido por seus edifícios, mas é muito lembrado pelo estilo das estações do metrô de Paris, uma das marcas desta cidade (a maior foi produzida entre 1899 e 1900), onde usou o ferro fundido e vidro em adornos criativos com motivos vegetais. Ele também se destacou no design de móveis e objetos decorativos Art Nouveau.
Estudou na Escola de Belas artes de Paris onde mais tarde foi também professor.
Uma das suas primeiras obras, o edifício de apartamentos Castel Beranger (1894-98), em Paris, foi também a primeira deste estilo realizada fora da Bélgica, país onde este movimento é originário.
Na sua viagem à Bélgica, em 1895, entra em contacto com a obra de Victor Horta, deixando-se influenciar pelas ideias deste arquitecto. Victor Horta (1861 - 1947) e seu projeto para a residência Tassel (1892 / 93) em Bruxelas; apresentando como características, além do uso de elementos orgânicos, as aberturas com formas irregulares, a exploração de elementos de textura e cor nos revestimentos, o uso de ferro fundido e vidro, o desenvolvimento de novos materiais e novas formas de expressão apropriadas. O Art Nouveau pode ser interpretado como um movimento burguês de cunho revolucionário, na medida que afronta a máquina (Revolução Industrial) e sugere a renovação do contato com a natureza, pregando o uso da ferramenta de trabalho como prolongamento do corpo do artista (A arte contra a técnica).
ART NOUVEAU Estilo artístico desenvolvido na Europa a partir do final do século XIX. O estilo Art Nouveau é caracterizado pela sua ruptura com as tradições que até então persistiam excessivamente na arte e na arquitetura. Tratou-se de um estilo novo voltado para a originalidade da forma, de modo que era destituído de quaisquer preocupações ideológicas e independente de