hcidyh

918 palavras 4 páginas
vydugssxgxdsbcjdcs dcdscfsdvcf cvfd cf cfd vfdv fdv fgbfdvfdggd s fds fcd c rdg r g

tghuyj gf hbfv

rtfg rfd v rfgbf g dfgv r dfv rf edv f vd rfhf b f v bfvb fghbfvhbf vb f hgb fv b f b fv b

fdb fdgfv fdb

fdb d bffb

fdbfdb fdb fdbfdbHistórica da Administração de Recursos Humanos no Brasil.
No Brasil, a partir dos anos de 1890 e 1930 começou a perceber a presença significativa do proletariado e houve um completo movimento grevista em busca de melhores condições e uma legislação que viesse a garantir isso, diz Gil (2007, p. 52).
Já a partir dos anos de 1930 a 1950, começou a haver alterações significativas em relação ao trabalho no país, onde no Governo de Getúlio Vargas, foi instituído o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio. Segundo Gil (2007, p. 53), dentre os eventos mais importantes da época foram a proibição das greves, e também a criação do imposto sindical e em 1943 a Consolidação das Leis do Trabalho. Pode-se dizer assim que a Administração de Pessoal nesse período, era de forma legal, disciplinadora e punitiva, o amdinistrador, cuidava basicamente das partes burocráticas e disciplinares. Somente então em 1945, é que começou a ressurgir o movimento dos operários, sendo assegurado o direito de greve.

Gil, ainda nos mostra que a partir de 1950 a 1964, começou a haver mudanças significativas no campo das relações de trabalho. E a nova classe que se estava formando de operários, não sofreram a influência das ideologias revolucionárias, tendo em vista que os empresários assumiram mais o aspecto de conflito do que as lutas de classes, diz Rodrigues (1966, p. 180). Com esses problemas, Gil (2007, p. 54), mostra que se passou a requerer uma presença de profissionais que gerenciassem os problemas do pessoal, passando assim a se criar departamentos de Relações Industriais, no entanto, pouca mudança se notou.

Já nos anos de 1964 a 1978 os militares assumiram o poder, buscando combater a

Relacionados