HAS em uma unidade de saude da familia
Impacto da Implantação de um Programa Saúde da Família no Controle da Hipertensão Arterial Sistêmica em Viçosa - MG
Resumo:
Objetivo: Avaliar o impacto das ações no controle da hipertensão em uma unidade do programa saúde da família (PSF) no município de Viçosa – MG.
Métodos: Foram analisados 129 prontuários de pacientes hipertensos da área de abrangência do PSF São Sebastião em Viçosa – MG, que participavam do grupo de hipertensos regularmente, no período entre 2006 e 2009. Incluíram-se os pacientes que tiveram a primeira consulta até janeiro de 2009 (3). Nos critérios de exclusão estavam os prontuários incompletos e os pacientes que não preencheram os critérios acima descritos. Foi realizada a comparação dos dados no início e final do período de observação e sua associação com as variáveis: gênero, peso, cintura, glicemia pós-prandial, glicohemoglobina, triglicérides e colesterol. Foram aplicados testes de Wilcoxon, qui-quadrado e escore Z.
Resultados: A amostra compunha-se de 87 mulheres e 42 homens. No início do período de observação, 58,1% dos pacientes apresentavam a pressão em níveis inferiores a 139/89, 20,9% entre 139/89 e 159/99, 13,2% entre 159/99 e 179/109 e 7,8% acima de 180/110mmHg. Pelo teste de Wilcoxon, houve melhora dos níveis pressóricos em 41% dos pacientes, piora em 23,2% e em 35,6% não houve diferença significativa. Os testes estatísticos mostraram melhora significativa da pressão arterial e da cintura.
Conclusões: As ações nos grupos educativos e atendimentos individuais no PSF resultaram em melhora nos níveis de pressão arterial e cintura na amostra estudada. No entanto, não houve diferença significativa quanto aos outros fatores de risco associados analisados.
Descritores: hipertensão, programa saúde da família, prevenção primária, educação em saúde.
Introdução
A hipertensão arterial consiste em um problema de saúde crônico e altamente prevalente na população brasileira (aproximadamente 20% da