Harmonização Contabil
HARMONIZAÇÃO CONTÁBIL: a importância da padronização às normas internacionais de contabilidade1
Ana Cristina de Aquino Carlos Henrique Alves Rocha
Cintya da Silva Barbosa
LilliamAparecida Rodrigues Silva
Tatiane Cristina da Silva²
RESUMO:
Este artigo refere-se ao trabalho interdisciplinar da Atividade de Simulação Profissional Integrada - ASPI desenvolvido através de pesquisa científica no qual se optou pela pesquisa bibliográfica. Objetiva o estudo sobre os Pronunciamentos Contábeis que foram desenvolvidos com o objetivo de consolidar harmonização contábil. A harmonização contábil favorece as relações de transações econômicas e financeiras internacionais, facilitando a integração entre países, para que possa refletir as mudanças dos negócios de forma tempestiva a fim de alcançar seu objetivo. Este artigo analisa os fatores que proporciona o alinhamento da harmonização contábil internacional.
PALAVRAS-CHAVE:
Harmonização Contábil, Normas Contábeis, Lei 11.638/07, Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), Demonstrações Contábeis.
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho é parte integrante da Atividade de Simulação Profissional Integrada (ASPI), que tem por objetivo o desenvolvimento de trabalhos interdisciplinares visando à formação dos alunos da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte (FACISABH).
Esta atividade interdisciplinar e pedagógica contemplada pelo Ministério da Educação (MEC) foi implantada com o objetivo de desenvolver nos alunos habilidades e competências que os permitam serem profissionais criativos, ativos e críticos, articulando o conhecimento teórico com seu cotidiano profissional. É imprescindível articular a teoria e a prática nos processos de ensino, pois essa articulação permite ao aluno perceber a utilidade do conhecimento, bem como aprender a aplicá-lo em cada disciplina do curso das Ciências Contábeis, para a compreensão de uma situação problema integrando os