Harmonia nas relações do trabalho
Onde estão as dificuldades para que tenhamos boas e seguras relações de trabalho, quais são as ferramentas para que a harmonia prevaleça e as organizações consigam dar qualidade na relação entre empregadores e empregados ?
Em uma ampla e minuciosa análise que realizei, além de inúmeros depoimentos e entrevistas realizadas em salas de aula, em minhas palestras e consultorias realizadas nas empresas, percebo que as falhas, as lacunas na gestão, se apresentam desde o processo seletivo, a porta de entrada para essa nova fase, até o desligamento do funcionário.
Isto quer dizer que, cases de sucesso , ou modelo de uma gestão sem problemas e/ou lacunas, são exemplos raros, cito isso com propriedade porque casos de problemas e divergências, não são privilégios apenas de micro e pequenas empresas, são todas, inclusive de grandes organizações de renome e potências no cenário corporativo.
O negócio dos negócios, são as pessoas!
Vejamos o caso de grandes redes de supermercados, que possuem em suas prateleiras, os mesmos produtos que encontramos nos mercadinhos que ficam em nosso bairro ou perto da nossa residência, os produtos são os mesmos, de limpeza, enlatados, perecíveis, hortifrutigranjeiros, repito, os produtos são os mesmos, a atividade principal é a mesma, e qual o diferencia entre elas? nas pessoas... que cada umas destas organizações , possuem em seus quadros funcionais.
O sistema de promoção é deficiente, o tratamento de um empregador se altera , entre seus gerentes, percebo que grande parte ou a grande maioria dos líderes de hoje, não possuem formação ou perfil de liderança para comandar efetivamente suas equipes, e posteriormente, que é o esperado pela alta direção, é fato que não irá obter os resultados desejados, para isso o mecanismo , e neste ponto, afirmo que é a cultura da empresa, deve ser “mexida” deve se alterar uma ou outra forma de conduzir o negócio, mas para isso, terá por consequência